-
Zema quer entregar à União mais de 60 imóveis localizados em BH
-
Política em Minas e no Brasil - Brasília, Congresso, ALMG, Câmara de BH e os bastidores
-
Carta a Lula pede fim de relações do Brasil com Israel
-
Em mobilização recorde, UEMG inicia ofensiva contra federalização
-
Mendonça devolve para julgamento processo sobre regulação das redes sociais;pauta depende de Barroso
Encontro de Lula com Alcolumbre sinaliza volta do ‘corpo a corpo’ dos primeiros mandatos
'A presença do presidente Lula evidencia a importância de trabalharmos juntos, com respeito mútuo e cooperação', disse Alcolumbre depois do encontro
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou, na quarta-feira (2), um contato mais próximo prometido por diversas vezes com parlamentares. Desta vez, foi com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e líderes partidários.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também compareceu. Ela é responsável por conduzir a articulação política do governo Lula com o Congresso Nacional. Outro encontro do tipo deve ser marcado com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Não é de hoje que Lula declara a intenção de retomar o “corpo a corpo” que fazia com os parlamentares em seus governos anteriores, quando eram frequentes as reuniões e até encontros informais no Palácio da Alvorada e na Granja do Torto. Essa aproximação chegou a ser ensaiada em outros momentos do atual mandato, mas não foi mantida pelo petista.
O presidente sabe da importância de manter relações mais próximas, inclusive, para facilitar a articulação política de seu governo – e também em ano pré-eleitoral, em que terá que firmar alianças. Esse também foi objetivo de incluir parlamentares na viagem que fez recentemente ao Japão e ao Vietnã.
Integraram a comitiva Alcolumbre e Motta, além de seus antecessores no comando do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), e outros deputados e senadores. Foi na viagem, também, que Lula aproveitou momentos para conversar esses nomes.
A disposição do presidente em estreitar esses laços também foi demonstrada na ida de Lula até Alcolumbre e os líderes, e não o contrário. O encontro foi na Residência Oficial do Senado, localizada em área nobre de Brasília, e não nos espaços institucionais ligados ao petista.
Depois, o presidente do Senado divulgou uma nota sobre a reunião acompanhada de fotos com tom descontraído. Alcolumbre afirmou que o encontro reforça um compromisso "com o diálogo construtivo e a harmonia entre o Senado Federal e o Executivo, fundamentais para o avanço das pautas de interesse nacional”.
“A presença do presidente Lula evidencia a importância de trabalharmos juntos, com respeito mútuo e cooperação, para enfrentar os desafios que o Brasil apresenta. Seguimos empenhados em construir pontes que fortaleçam nossa democracia e promovam o bem-estar de todos os brasileiros”, completou.