SUCESSÃO DE LIRA

Bancadas de São Paulo e Rio oferecem jantares para Hugo Motta antes de eleição da Câmara

Líder do Republicanos, paraibano Hugo Motta é favorito à presidência da Câmara; eleição acontece no sábado (1º)

Por Lara Alves
Publicado em 27 de janeiro de 2025 | 17:16

BRASÍLIA — Bancadas de São Paulo e Rio de Janeiro reforçarão o apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na eleição da Câmara dos Deputados em encontros com políticos importantes entre segunda-feira (27) e terça-feira (28). 

Concentrado nas articulações em Brasília na véspera da eleição, Motta se reunirá com a bancada paulista nesta segunda-feira à noite — e figuras importantes da política em São Paulo estarão presentes no jantar; são aguardados o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB). 

No dia seguinte, terça-feira, Motta segue para o Rio de Janeiro. Ali, deputados eleitos pelo Estado patrocinam um jantar para demarcar o apoio da bancada à candidatura dele. O grupo é liderado pelo deputado Luizinho (PP-RJ) — também líder do partido na Câmara dos Deputados, ao qual é filiado o ainda presidente Arthur Lira (PP-AL).  

As bancadas de São Paulo e Rio de Janeiro são duas das maiores no Congresso Nacional — pelo critério de proporcionalidade, São Paulo elege 70 deputados a cada legislatura; o Rio, 46. Antes, às vésperas do Natal, Motta também esteve com a segunda maior bancada da Câmara, a de Minas Gerais, que responde por 53 deputados. 

A intensificação das articulações de Motta às vésperas da eleição que decidirá a presidência da Câmara para os próximos dois anos é uma demonstração de força do líder do Republicanos, que deve conquistar a cadeira em uma das votações mais expressivas da história. Ele reúne em torno de si os apoios públicos de 18 partidos, que representam 495 dos 513 deputados.

As únicas siglas que não o apoiam são Psol e Novo, que lançaram seus próprios candidatos — o Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).