DENÚNCIA

Zambelli recorre à PGR contra governo Lula por 'esconder' agenda da primeira-dama Janja 152z1e

Deputada apresentou representação à PGR acusa o Planalto de cometer improbidade istrativa ao negar informações sobre a agenda de Janja 594h5q

Por Lara Alves
Publicado em 03 de fevereiro de 2025 | 17:25
 
 
Carla Zambelli (PL-SP) é autora de denúncia entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a primeira-dama Janja Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

BRASÍLIA — A deputada Carla Zambelli (PL-SP) entregou uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o Palácio do Planalto. O documento remetido ao órgão na última quinta-feira (30) acusa o governo Lula de cometer improbidade istrativa por omitir informações sobre a agenda da primeira-dama Janja Lula da Silva.

Citando reportagens publicadas por O Globo e Fique Sabendo, Zambelli argumenta que o Planalto incorre em desvio de finalidade ao não entregar as informações solicitadas pela imprensa a respeito da agenda de Janja. "Se o ato é praticado sem objetivar o interesse público, por motivos pessoais ou privados, caracteriza-se o desvio de poder", analisa a deputada.

"Há possível ato de improbidade istrativa, quando do sigilo, aparentemente doloso, de determinadas informações que, no fim das contas, devem respeito ao princípio da publicidade, visto que envolvem gastos de dinheiro público", completa.

Na representação, Carla Zambelli ainda pede investigação sobre a conduta do Palácio do Planalto e pede que "representantes da presidência da República" sejam intimados para "esclarecer os fatos apresentados". Nesta segunda-feira, o Palácio do Planalto começou a divulgar as agendas da primeira-dama.