AGENDA DA SEMANA

Lula tem mais uma rodada de viagens pelo país, e governo quer apresentar projeto de isenção do IR

Presidente também viaja ao Japão para discutir carne bovina e acordo com Mercosul

Por Ana Paula Ramos
Publicado em 16 de março de 2025 | 17:44

BRASÍLIA - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu entregar nesta terça-feira (18) ao Congresso a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, uma promessa de campanha do petista em 2022.

Essa é uma das apostas de Lula para recuperar a popularidade, com vistas à eleição de 2026. O petista enfrenta o pior índice de aprovação nos seus três mandatos, de acordo com a última pesquisa Datafolha.

Por isso, o governo também está empenhado em reduzir o preço dos alimentos e reduziu na semana ada a alíquota de importação de alguns alimentos, como a carne e o azeite. Na última sexta-feira, Lula prometeu que o preço da carne bovina irá diminuir e que a população vai voltar a comer picanha.

"A carne vai abaixar. Vocês podem ter certeza que vão comer picanha outra vez porque a carne vai abaixar", disse, durante seu discurso.

Na semana ada, o presidente ainda assinou uma medida provisória (MP) com mudanças nas regras do empréstimo consignado do setor privado, para trabalhadores formais, contratados com carteira assinada (CLT). E em discurso na última sexta-feira (14), o petista também anunciou que vai lançar, em breve, programa de crédito para reforma de casas.  

Visando 2026, Lula intensifica agenda de viagens pelo país

Já a agenda do presidente nesta semana tem mais uma rodada de viagens previstas, incluindo no roteiro o interior de São Paulo, o Nordeste e o Japão. A viagem internacional inclui também o Vietnã.  

O primeiro compromisso é uma visita à fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), na terça-feira (18). Na quarta-feira (19), Lula viaja a Jucurutu (RN), para inauguração da Barragem Oiticica, e no mesmo dia vai a Fortaleza (CE), para inauguração do hospital da Universidade Estadual do Ceará. 

No sábado (22), o presidente embarca para viagem oficial ao Japão e ao Vietnã. Segundo o Itamaraty, Lula vai negociar a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira, demanda histórica do Brasil. Além disso, o presidente buscará avançar nas negociações para um acordo comercial entre o gigante asiático e o Mercosul.   

No Vietnã, o presidente Lula debate um plano de ação para elevar o país ao nível de Parceiro Estratégico do Brasil, tipo de relação superior ao que os dois países mantém atualmente. Entre as nações do Sudeste Asiático, apenas a Indonésia é um parceiro estratégico do Brasil.