ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Líder do governo diz que proposta de isenção do IR será enviada ao Congresso nos próximos dias

Gleisi Hoffmann se reuniu com líderes da esquerda nesta terça-feira para estabelecer as prioridades no Congresso neste primeiro semestre

Por Ana Paula Ramos
Atualizado em 11 de março de 2025 | 18:56

BRASÍLIA - O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça-feira (11) que o projeto de lei para isentar do Imposto de Renda quem recebe salários de até R$ 5 mil será apresentado ao Congresso Nacional nos próximos dias.  

A declaração foi dada após reunião dos líderes dos partidos da esquerda com a nova ministra-chefe das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para definir as pautas prioritárias para o governo no Congresso no primeiro semestre deste ano. 

“Presidente Lula está conversando com os dois presidentes, Câmara e Senado, e nós, líderes, seremos chamados na hora que a proposta tiver pronta para dialogarmos e assim nós conduzirmos a discussão de uma matéria que é fundamental para o país que é a isenção do Imposto de Renda”, indicou. 

Segundo Guimarães, a expectativa também é de que Orçamento seja aprovado até o final do mês. O texto precisou ser alterado para incorporar as novas regras estabelecidas pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), para aumentar a transparência e rastreabilidade dos rees. 

Gleisi Hoffmann tomou posse como nova ministra responsável pela articulação política na segunda-feira (10) e, nesta terça-feira, foi a primeira reunião dela com os líderes. José Guimarães elogiou o encontro.

“A nova ministra está demonstrando muita disposição, uma cabeça muito tranquila para fazer esse diálogo e eu quero dizer para vocês, que eu gostei muito da reunião”, disse a jornalistas. 

“Ela vai estabelecer a relação direta com os líderes, e os líderes com as suas bancadas, e assim pacificar o ambiente na Câmara dos Deputados”, acrescentou.