EX-TUCANA

Raquel Lyra se filia ao PSD e se fortalece para disputar reeleição ao governo de PE

Atual governadora deve enfrentar prefeito de Recife, João Campos (PSB), apontado pelas pesquisas como favorito

Por O Tempo Brasília
Publicado em 10 de março de 2025 | 22:02

BRASÍLIA - A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se filiou ao PSD nesta segunda-feira (10), após deixar o PSDB. A ida dela para o partido é uma das grandes apostas do presidente do PSD, Gilberto Kassab, para as eleições de 2026.

Ela vai buscar a reeleição ao governo do Estado e deve enfrentar o atual prefeito de Recife, João Campos (PSB), apontado pelas pesquisas como favorito. Com a filiação ao PSD, Raquel também se aproxima do governo Lula, o que pode fortalecer sua campanha em 2026.

A cerimônia contou com a presença do presidente nacional da legenda e do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, presidente estadual do partido.

"Mantendo o crescimento que nós estamos vendo, ela caminha para ter, muito possivelmente, uma recondução ao governo de Pernambuco. E escutem, tenho experiência há quase 40 anos de vida pública, […] a Raquel se reelegendo governadora vai trazer muito orgulho para Pernambuco porque, no dia seguinte, Pernambuco vai começar a sonhar com a hipótese de Raquel ser presidente da República", disse Gilberto Kassab, no evento.

Raquel Lyra foi prefeita duas vezes de Caruauru, município do Agreste pernambucano, e eleita governadora do estado em 2022.