-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Deputado chama Lula de ‘ladrão’ e leva bronca de Lewandowski: ‘um líder respeitado mundialmente’
-
Dino alerta TSE para troca de 7 deputados após mudança nas sobras eleitorais
-
Pensão à filha de jovem morta em abordagem da PM levará advogado geral de Zema à ALMG
-
Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato
Itamar Franco foi principal defensor do Plano Real
Redação O Tempo
O senador Itamar Franco (PPS-MG), de 81 anos, foi o idealizador e principal defensor do Plano Real, lançado em 27 de fevereiro de 1994, no último ano de mandato do ex-presidente. O plano conseguiu reduzir a inflação e reorganizar a economia do país, além de aumentar o poder de compra das camadas mais pobres da população.
Na época, especialistas consideram o Plano Real o mais amplo programa feito no Brasil com o objetivo de controlar a hiperinflação. Para implementá-lo foram adotados vários instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação, que atingiu 46,58% ao mês, em 1994.
Pelo plano, foi lançado uma nova moeda com o nome de real e organizado um projeto para a elaboração de medidas do governo e execução das reformas econômica e monetária. O plano fortaleceu o então ministro da Fazenda, senador Fernando Henrique Cardoso, que sucedeu Itamar Franco na Presidência da República.
Com a implementação do Plano Real, houve redução da inflação, que era o principal objetivo do projeto, e ampliação do poder de compra da população. Esses efeitos do plano causaram uma reorganização dos setores econômicos nacionais.