BRASÍLIA - Senadores devem se reunir em um costelão em Brasília na noite de sexta-feira (31), véspera da eleição do novo presidente do Congresso Nacional. A informação foi publicada pela colunista Camila Bomfim, do portal G1, e confirmada por O TEMPO Brasília.
O momento de confraternização será oferecido pelo senador Weverton (PDT-MA) e acontece como uma tradição anual na volta do recesso parlamentar. Neste ano porém, terá como foco a candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Alcolumbre é o favorito para ocupar a cadeira que será deixada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e sua candidatura tem Weverton como um dos principais articuladores. Oito partidos declararam apoio ao senador amapaense. Juntas, as bancadas somam 69 dos 81 senadores totais – mais do que os 41 votos mínimos necessários para vitória.
O costelão será na casa de Weverton, em Brasília, na noite em que os senadores já estarão em Brasília, e a presença de Pacheco é esperada. A eleição no Senado está marcada para às 10h de sábado (1º).
Foram convidados senadores de forma geral, de todos os campos políticos. Estão na lista líderes de partido e que ocupam cargos na Mesa Diretora do Senado ou em comissões.
Além de Alcolumbre, disputam o cargo de presidente do Congresso Nacional e do Senado Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos do Val (Podemos-ES).