-
Gretchen revela valor da multa após desistir do "Power Couple Brasil"
-
Gabriela Duarte abre o jogo sobre fim do casamento: "Não era uma coisa que eu queria"
-
‘A Viagem’: saiba onde foi gravado o ‘Vale dos Suicidas’, o ‘céu’ e outras locações da novela
-
Entenda o tratamento experimental que Preta Gil faz nos EUA contra o câncer no intestino
-
Após anuncio de Virginia, mestre de bateria da Grande Rio sofre ameaças e toma decisão
Veja tour virtual por sala com obras de Sebastião Salgado do Memorial Vale, atualmente em reforma
Fotógrafo mundialmente reconhecido faleceu nesta sexta-feira, aos 81 anos
Em meio à comoção pelo falecimento de Sebastião Salgado, nesta sexta-feira (23 de maio), aos 81 anos, o Memorial Minas Gerais Vale disponibiliza ao público um tour virtual pela sala que abrigava suas obras antes do início da reforma no museu, iniciada em julho de 2024, que deve se estender até meados de 2025.
A exposição física, desmontada quando começaram as obras de modernização do espaço, provavelmente não voltará ao museu, tendo seu acervo armazenado na reserva técnica do equipamento. Houve o cuidado, porém, de se preservar o espaço que reunia fotografias do mestre mineiro, que segue ível digitalmente.
A sala, como é possível ver na visita virtual, apresenta 21 fotos de Salgado extraídas das séries África, Terra, Trabalhadores e Gênesis – representantes, portanto, dos principais trabalhos do artista –, além de uma mostra do vídeo “Êxodos”.
SERVIÇO:
O quê. Tour virtual no Memorial Minas Gerais Vale
Onde. Em eravirtual.org/memorial-minas-gerais-vale
Quanto. Gratuito
Última entrevista
Em sua última entrevista a O TEMPO, em maio de 2024, Sebastião Salgado já falava sobre revisitar seus arquivos – atividade que ocupava seus últimos anos. “Estou com 80 anos e preciso ter outro ritmo de trabalho”, disse na ocasião, explicando que se dedicava a organizar seu vasto acervo fotográfico.
O fotógrafo, que sempre defendeu o poder documental e transformador da imagem, deixa um legado que vai além da arte. Seu trabalho com o Instituto Terra, projeto de reflorestamento no Vale do Rio Doce realizado em parceria com sua esposa Lélia Wanick Salgado, mostrava seu compromisso também com a causa ambiental.