-
Restituição do 2º lote do Imposto de Renda terá correção de 1%; veja calendário
-
Supermercado a a funcionar 24 horas em BH após reinauguração; saiba onde
-
Preço do aluguel dispara no Brasil, mas por que a locação está tão cara?
-
Mapa divulga lista de cafés impróprios para consumo e manda recol
-
Serra da Canastra ganha megaempreendimento turístico avaliado em R$ 1,2 bilhão
Lifelong Learning: entenda como evolução profissional se conecta com o mercado de trabalho
Eliane Paes, vice-presidente da ACMinas e diretora regional na Praendex Brasil, explica conceito e aponta caminhos para melhorar ambiente dentro das empresas
Eliane Paes, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACMinas) e diretora regional na Praendex Brasil, Plataforma PI, foi uma das participantes do “Entre gerações: estratégias para um mercado mais diverso, preparado e competitivo”, durante o seminário “Conexões Profissionais: O Futuro do Trabalho entre Gerações”, promovido pelo jornal O TEMPO no dia 20 de maio. Ela compartilhou sua visão sobre como as empresas podem criar ambientes propícios para que os funcionários se sintam confortáveis em discutir tanto problemas pessoais quanto profissionais. No seminário, ela também destacou a importância de conciliar a diversidade de competências de cada geração.
Como você percebe o papel das empresas na criação de ambientes onde os funcionários se sintam confortáveis para discutir problemas pessoais e profissionais?
A saúde mental é crucial, tanto que a Norma Regulamentadora 1 (NR 1) agora é lei, focando o cuidado dos ambientes e o autocuidado. No último ano, mais de 80% dos afastamentos do trabalho foram devido a problemas de saúde mental. As pessoas precisam falar sobre seus problemas, e as empresas devem criar espaços para isso. É fácil faltar ao trabalho quando o motivo é uma gripe ou dor de cabeça, mas é difícil itir que não se está bem emocionalmente e precisa de ajuda para recuperar a energia e a vontade de trabalhar.
O que significa e qual é a importância do lifelong learning para o desenvolvimento profissional?
O lifelong learning nada é que o aprendizado constante. A gente não pode parar, tem que estar sempre evoluindo, buscando novos aprendizados, fazendo cursos, especializações. Se você cuidar bem da sua carreira, na hora que esse emprego faltar, você pode ter certeza de que vai se recolocar com muito mais facilidade.<
De que forma a capacitação de trabalhadores deixa de ser gasto e a a ser ganho para empresa?
Custa muito mais não investir nas pessoas. Quando a empresa não investe em saúde mental, ela perde com afastamentos do trabalho, faltas e baixa produtividade. Se não investe em capacitação, perde na qualidade da entrega, do atendimento e por aí vai. Por isso, cuide bem do seu time, valorize as pessoas e crie um ambiente onde elas queiram estar.
Confira a participação da vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACMinas) e diretora regional na Praendex Brasil, Plataforma PI, Eliane Paes, no “Entre gerações: estratégias para um mercado mais diverso, preparado e competitivo”:
Leia também a especial Mercado de Trabalho: na fronteira das gerações