GTA VI: falta um ano para lançamento do jogo; confira a ordem cronológica da franquia
Franquia Grand Theft Auto começou em 1997, e foi inovadora para a indústria dos jogos eletrônicos em vários aspectos
Um dos jogos mais aguardados na história da indústria gamer, GTA VI está a exato um ano de seu lançamento para Microsoft Xbox Series X|S e Sony PlayStation 5. Previsto para ser lançado no final de 2025, a Rockstar Games divulgou, no início de maio, o adiamento de Grand Theft Auto 6 para 26 de maio de 2026. Com toda essa euforia sobre novo jogo da franquia após 13 anos, O TEMPO Games mostra a ordem cronológica de todos os GTA's. Confira:
Grand Theft Auto (GTA 1)
Lançado em 1997 para PC, GameBoy Color e PlayStation 1, Grand Theft Auto (GTA 1) ainda não era em terceira pessoa, não tinha mundo aberto e apresentava uma visão aérea de todo o cenário. Sua sinopse diz: "Dirija dezenas de veículos variados ao redor de três das cidades mais duronas dos EUA. Só o melhor conseguirá controlar os carros mais velozes. Só o mais esperto conhecerá os atalhos e os paradeiros dos melhores carros.Só o mais durão conseguirá tomar o mundo e acabar o trabalho como um profissional".
Grand Theft Auto: London 1969
Já este, menos conhecido, foi lançado em 1999 para PC e PlayStation 1. Grand Theft Auto: London 1969 segue a mesma dinâmica de cenário e jogabilidade de GTA 1, e sua descrição diz: "Londres pode ser sua, mas à medida que traição e brutalidade engolem o seu mundo, você precisa manter a cabeça no lugar, continuar ganhando uma grana e continuar dirigindo um carro bacana. Ou alguém irá explodir sua cabeça, e daí não tem volta, queridão."
"Você está lidando com os chefões agora, e nós não jantamos ainda. Então, meu garoto, só sobra uma pergunta... você quer entrar no jogo? Se quiser, mãos à obra. Se não quiser, vá embora brincar com os seus bonequinhos, e não desperdice o nosso tempo".
GTA 2
Grand Theft Auto 2 também foi lançado em 1999 para PC, Sega Dreamcast, GameBoy Color e PlayStation 1. O título segue com a jogabilidade e mecânica dos anteriores. Sua sinopse oficial é: "Os carros estão mais velozes. As ruas estão mais movimentadas. Os caras maus estão piores. E polícia está ainda mais brava. E agora o FBI e o exército estão se envolvendo... Sete gangues implacáveis estão envolvidas em uma cruel luta por poder, e cabe a você construir sua reputação e vencer na vida. Respeito se constrói; não se ganha".
Grand Theft Auto III
Foi nesse que tudo mudou na franquia GTA. Em Grand Theft Auto III a Rockstar Games inovou ao colocar o mundo aberto em 3D na jogabilidade do game. Lançado em 2001 para PC e PlayStation 2, GTA 3 tem Claude como protagonista. "Com um enorme mundo aberto cheio de diversidade, um elenco de personagens de todas as camadas sociais e a liberdade de explorar o jogo como quiser, Grand Theft Auto III coloca o obscuro, intrigante e inescrupuloso mundo do crime nas suas mãos.Com um enredo repleto de humor ácido, uma trilha sonora espetacular e uma revolucionária jogabilidade em mundo aberto, é o jogo que definiu o gênero mundo aberto para toda a sua geração", diz a sinopse do jogo.
Grand Theft Auto: Vice City
Após o enorme sucesso do GTA em um ambiente de mundo aberto e tridimensional, a Rockstar Games lançou, em 2002, o Grand Theft Auto: Vice City para PlayStation 2 e para PC e Xbox no ano de 2003. O protagonista é Tommy Vercetti, o primeiro a ter voz na franquia - e dublado pelo ator Ray Liotta, que faleceu em 2022. A descrição do game diz: "Bem-vindo aos anos 80. Da década de penteados glam, dos excessos e dos ternos pastel, vem a história de um homem que sobe ao topo da cadeia criminal. Vice City é uma grande área urbana que engloba de praias até pântanos e do glamour até o gueto, e é a mais variada, completa e animada cidade digital já criada. Combinando uma jogabilidade não linear com uma narrativa centrada nos personagens, você chega a uma cidade cheia de prazeres e degradação, e tem a oportunidade de dominá-la como quiser".
Grand Theft Auto: San Andreas
Lançado em 2004 para PC, Xbox 360 e PlayStation 2, Grand Theft Auto: San Andreas é um dos principais títulos da franquia GTA, sendo aclamado pela comunidade gamer. Nele, Carl Johnson, o CJ, é o personagem principal. "Há 5 anos, Carl Johnson fugiu das pressões da vida em Los Santos, San Andreas... uma cidade que se destruía com gangues, drogas e corrupção, onde estrelas de cinema e milionários fazem o melhor que podem para evitar traficantes e bandidos".
"É o começo dos anos 90. Carl volta para casa. A sua mãe foi assassinada, a sua família ruiu e seus amigos de infância estão todos indo em direção ao desastre.Para piorar tudo, dois policiais corruptos armaram para que ele fosse acusado de homicídio. CJ é forçado a embarcar numa jornada que o levará por todo o estado de San Andreas para salvar sua família e assumir o controle das ruas".
Grand Theft Auto: Liberty City Stories
Lançado em 2005 para PSP e PlayStation 2, Grand Theft Auto: Liberty City Stories é o títilp que começa algumas pequenas histórias separadas da franquia. Nele, Toni Cipriani é o protagonista em um ambiente inspirado na virada do século. A descrição oficial do game diz o seguinte: "Tendo sido um sábio e fiel homem dentro da família criminosa Leone, Toni Cipriani foi forçado a se esconder depois de matar um mafioso. Agora ele está de volta e é hora de acertar as contas. As ruas de Liberty City estão em tumulto. Mafiosos brigam pelo controle enquanto a cidade começa a se autodestruir entre ondas de corrupção política, crime organizado, tráfico de drogas e greves sindicais".
"Toni tenta limpar a bagunça do submundo caótico da cidade em um mundo em que não se pode confiar em ninguém. Assassinos insanos, magnatas sem nenhuma moral, políticos cínicos e sua própria mãe serão obstáculos enquanto Toni tenta submeter a cidade ao controle dos Leone".
Grand Theft Auto: Vice City Stories
Lançado em 2006 para PSP, PS2 e PS3, Grand Theft Auto: Vice City Stories é um prelúdio de GTA: Vice City, de 2002. A história gira em torno de Vic Vance. "Vice City, 1984. Há oportunidades de sobra em uma cidade construída em um pântano, cujo crescimento ocorre devido a lutas de poder violentas no comércio de drogas. Construções estão por todos os lados enquanto uma metrópole reluzente nasce, filha do crime e da traição. Como soldado, Vic Vance sempre protegeu a sua família problemática, o seu país e ele mesmo. Mas depois de uma decisão malfeita, tais tarefas ficaram muito mais difíceis. Levado às ruas de uma cidade dividida entre glamour e gula, Vic deve fazer uma escolha difícil - construir um império ou ser destruído", diz a sinopse do jogo.
Grand Theft Auto: Chinatown Wars
Focado na história de gangsteres chineses e coreanos, Grand Theft Auto: Chinatown Wars foi lançado em 2009 para os videogames portáteis PSP e Nintendo DS. Nele, Huang Lee é o protagonista. A descrição oficial do game diz: "Após o assassinato de seu pai, Huang Lee tem uma missão simples: entregar uma espada antiga para o seu tio Kenny para garantir que a sua família permaneça com o controle da Tríade de gangues de Liberty City. Huang é um riquinho mimado que espera que tudo corra bem, mas a sua viagem não vai de acordo com o plano. Após ser roubado e deixado para morrer, ele irá atrás de honra, riquezas e vingança na cidade mais perigosa e moralmente corrupta do mundo".
Grand Theft Auto IV
Considerado um dos GTA's com a melhor história e enredo, Grand Theft Auto IV foi lançado em 2008 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. Nele, o sérvio Niko Bellic é o personagem principal. "O que o sonho americano significa hoje em dia? Para Niko Bellic, que acaba de desembarcar de um navio vindo da Europa, é a esperança de escapar do seu ado. Para seu primo, Roman, é a visão de que juntos eles podem ficar ricos em Liberty City, a porta para a terra das oportunidades. À medida que adquirem dívidas e são arrastados para o mundo perverso do crime por uma série de trapaceiros, ladrões e sociopatas, eles descobrem que a realidade é muito diferente do sonho em uma cidade que cultua dinheiro e status e que é o paraíso para quem tem essas coisas, mas um pesadelo para quem não tem", diz a descrição do game.
Grand Theft Auto: Episódios de Liberty City
Lançado em 9 de outubro de 2009 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, Grand Theft Auto: Episódios de Liberty City conta histórias paralelas de GTA IV, com Johnny sendo protagonista. A sinopse do game diz: "Liberty City cultua dinheiro e status – é o paraíso para quem tem essas coisas, mas um pesadelo para quem não tem. Johnny, membro veterano da gangue de motoqueiros The Lost, acaba no meio de uma violenta guerra por territórios entre gangues rivais que lutam pelo controle da cidade. Luis, metade vagabundo e metade assistente em tempo integral do lendário empresário Tony Prince (mais conhecido como "Gay Tony"), se esforça para lidar com a concorrência de lealdade entre família e amigos em um mundo onde todos têm um preço. As vidas deles se cruzam e as consequências são devastadoras enquanto lutam para sobreviver em uma cidade destruída pela violência e pela corrupção".
Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony
Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony é um conteúdo adicional de Episódios de Liberty City, lançado em 29 de outubro de 2009 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. Nele, Luis Lopez é o personagem em destaque. "The Ballad of Gay Tony injeta em Liberty City uma overdose de armas, brilho e sujeira. Você joga como Luis Lopez, vagabundo em tempo parcial e assistente em tempo integral do lendário empresário Tony Prince (ou "Gay Tony"). Os jogadores terão que lidar com a concorrência de lealdade entre família e amigos, sem saber quem é sincero e quem é falso em um mundo onde todos têm um preço", diz a sinopse do jogo.
Grand Theft Auto V
Lançado há quase 12 anos, em setembro de 2013, Grand Theft Auto V atravessou três gerações de videogames. Xbox 360, Xbox One e Xbox Series; PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation 5, além do PC. O título é o de maior sucesso da franquia, e um dos mais vendidos na história dos jogos eletrônicos: vendeu mais de 250 milhões de cópias até o momento. É o primeiro GTA que apresentou a possibilidade de jogar com três personagens: Franklin, Trevor e Michael. A sinopse do jogo diz: "Quando um tratante inexperiente, um ladrão de bancos aposentado e um psicopata aterrorizante se envolvem com algumas das figuras mais assustadoras e problemáticas do submundo do crime, do governo dos EUA e da indústria do entretenimento, eles precisam realizar uma série de golpes ousados para sobreviver em uma cidade implacável onde não podem confiar em ninguém, nem mesmo um no outro".
GTA VI
Vice City, EUA. Jason e Lucia sempre souberam que tudo estava contra eles. Mas, depois que um serviço simples dá errado, eles vão parar no lado mais sombrio do lugar mais ensolarado dos Estados Unidos, em meio a uma conspiração criminosa se estendendo por todo o estado de Leonida – e são forçados a depender um do outro mais do que nunca para saírem dessa vivos.
Confira algumas curiosidades sobre Grand Theft Auto 6