MODERNIZAÇÃO

Cruzeiro inaugura espaço de performance e saúde na Toca da Raposa II

Dirigente celeste afirma que melhorias colocam CT entre os melhores da América Latina

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 25 de maio de 2025 | 15:56

O Cruzeiro divulgou neste domingo (25) detalhes da nova área de performance e saúde da Toca da Raposa II, reinaugurada após obras de modernização. O novo espaço faz parte da primeira etapa de um pacote de intervenções anunciadas pelo clube para melhoria das estruturas de trabalho para atletas, comissão técnica e demais colaboradores no centro de treinamento (CT).

A reforma foi detalhada pelo vice-presidente do clube, Pedro Junio, em vídeo divulgado pelo clube. Segundo o dirigente, a necessidade de modernização da área de performance e saúde foi diagnosticada logo após a aquisição da SAF do clube por Pedro Lourenço.

“Quando adquirimos a SAF do Cruzeiro, em maio do ano ado, identificamos uma oportunidade muito grande de evolução na estrutura de performance e saúde do clube. Era um prédio que estava em construção, porém abandonado. Identificamos que, nessa área, o clube estava um pouco atrás, então vimos essa oportunidade de investimento — algo que foi feito de forma assertiva e produtiva para integrar todas as áreas do departamento”, explica Pedro Junio, vice-presidente do Cruzeiro.

Em menos de seis meses de obras, o prédio foi remodelado com a criação de espaços modernizados e personalizados para cada uma das áreas do departamento de performance e saúde. Além disso, a academia do CT, antes compartilhada com as áreas de fisioterapia, fisiologia e medicina, foi expandida.

“Investimos muito em tecnologia. Fizemos uma pesquisa detalhada no mercado, conversando com vários especialistas de diversas áreas. Chegamos, então, ao esboço do projeto — um projeto audacioso que está sendo concluído em apenas seis meses graças à dedicação total dos profissionais que estão no Cruzeiro e das equipes especializadas que contratamos de fora. Tivemos também a compra de equipamentos importados, tudo pensando em entregar aos atletas e à comissão técnica as melhores condições para o desenvolvimento no dia a dia do clube”, afirma.

O vice-presidente garantiu que as melhorias colocam a Toca II entre as melhores estruturas de treinamento da América Latina. “Hoje, podemos dizer, sim, que o Cruzeiro tem uma estrutura das melhores no contexto da América Latina, tanto do ponto de vista de equipamentos e integração do espaço de performance e saúde quanto das pessoas envolvidas. A gente entende que tem à disposição o que há de melhor em estrutura e acomodações”, destaca Pedro Junio.

Etapa 2

Concluída a primeira etapa de modernização, o Cruzeiro agora avança na construção do novo restaurante e espaço de convivência dos atletas na Toca II. A estrutura ficará no segundo pavimento do mesmo prédio onde foram criadas a academia e a nova área de performance e saúde. Segundo a Raposa, as obras estão avançadas, e a conclusão está prevista para os próximos meses.

Heróis da Nação Azul

Na parte externa da nova estrutura, com vista para o campo 4 da Toca II, o Cruzeiro inaugurou um em homenagem a grandes ídolos da história do clube. Após a divulgação, torcedores questionaram a ausência do goleiro Fábio, considerado um dos maiores ídolos da história da Raposa.

Em nota divulgada no site oficial, o Cruzeiro explicou que o simbólico conta com as imagens de atletas que já anunciaram a aposentadoria. “O simbólico conta com as imagens de alguns dos maiores atletas que já concluíram suas carreiras e defenderam o Cabuloso nesses 104 anos de história. Porém, representa, de uma forma geral, todos que se dedicaram para tornar o Cruzeiro vitorioso”, afirma.