-
Trio do Atlético é convocado para defender a seleção na próxima Data Fifa
-
Ex-Atlético deixa futebol mexicano após oito anos e prepara volta ao Brasil
-
Wendel exalta ambiente no Cruzeiro com Pedrinho: 'Eu não podia entrar na Toca'
-
Pedro Lourenço diz se evolução do Cruzeiro tem relação com saída de Dudu e deseja 'sorte' no rival
-
Atlético-MG | Próximos jogos, resultados e notícias do Galo
Copa do Mundo: Estádio Al Thumama é inspirado em gorro típico do Oriente Médio
Fifa barrou ideia original dos organizadores da Copa que queriam construir o 1º estádio subterrâneo do mundo
Inaugurado em outubro de 2021, quando recebeu a final da Copa do Emir entre Al Sadd e Al Rayyan, o desenho do estádio Al Thumama representa o gahfiya, tradicional gorro de tecido usado por homens e meninos em todo o Oriente Médio. A peça é parte fundamental dos trajes típicos da região. É também um símbolo de dignidade e independência.
É o estádio mais próximo do maior aeroporto de Doha e fica a 12 km do centro da capital catari. No projeto original, o Al Thumama seria o primeiro estádio subterrâneo do mundo, mas a Fifa fez o país mudar de planos. Mesmo assim, nasceu ali um polo de inovação que vai desde o lado artístico, com exposições e instalações de obras de artistas locais, até o lado tecnológico.
O estádio conta com um sistema de reutilização da água para irrigar um parque nos arredores. O Al Thumama também tem uma tecnologia capaz de refrigerar o ar que circula entre as arquibancadas, deixando a temperatura interna do estádio a 18°C.
Mesquita e hotel no pós-Copa
Após a Copa, a capacidade original do estádio, para 40 mil pessoas, será reduzida pela metade para atender as necessidades locais e proporcionar infraestrutura esportiva de qualidade para nações em desenvolvimento.
Uma clínica esportiva será inaugurada no local, assim como um hotel butique que substituirá a arquibancada superior do estádio. Ao fim do torneio, uma mesquita será erguida no estádio.
A região em torno do estádio será transformada em um complexo comunitário com instalações para diversos esportes, entre eles handebol, vôlei, basquete e natação. Pistas de corrida e ciclismo também contornarão o recinto, oferecendo uma opção para homens e mulheres esportistas de todas as tribos.
Estádio Al Thumama
Cidade: Doha
Distância do centro de Doha: 12 km
Capacidade na Copa: 40 mil
Capacidade pós-Copa: 20 mil
Inauguração: 22 de outubro de 2021
Jogos da Copa no estádio Al Thumama:
21/11, 7h - Senegal x Holanda
23/11, 13h - Espanha x Costa Rica
25/11, 10h - Catar x Senegal
27/11, 10h - Bélgica x Marrocos
29/11, 16h - Irã x Estados Unidos
1/12, 12h - Canadá x Marrocos
4/12, 12h - Oitavas de final (1ºD x 2ºC)
10/12, 12h - Quartas de final