CAMPO DOS SONHOS

Atlético faz primeira ‘peneira’ em campo de comunidade que atende 700 crianças em BH

Projeto atleticano visa atingir mais de 4 mil crianças das comunidades carentes da capital mineira

Por Pedro Faria
Atualizado em 27 de maio de 2025 | 16:34

O Atlético iniciou, nesta terça-feira (27), o projeto de captação de jovens jogadores chamado de Campo dos Sonhos. Membros da categoria de base do clube acompanharam os treinamentos de dezenas de crianças no Campo do Najá, no Aglomerado Da Serra, em Belo Horizonte, onde acontece o Projeto Transformação.

A iniciativa do Atlético pretende dar chance as crianças de comunidades carentes da Grande BH entre 7 e 13 anos, que sonham se tornar jogadores de futebol. Hoje, acompanharam a visita os observadores técnicos Andre Luiz e Hernani Santos, ex-jogador do clube. Quem também esteve presente foi o coordenador de captacao de base do Atletico, Andre Veloso.

“Não deixa de ser uma peneira porque estamos observando e pontuando quem for bem para levar para as avaliações. Mas também é uma visita. Para muitos é um sonho e uma oportunidade que estamos dando, indo em locais que nao sao tao explorados”, disse Hernani ao O TEMPO Sports, que acompanhou o primeiro o do projeto.

Para avaliar as crianças, os observadores acompanharam alguns treinos de campo reduzido, em cinco contra cinco. “Nossa ideia é captar os melhores talentos e, alem disso, impactar a eociedade. Queremos ver as criancas se divertindo, brincando e jogando. Vamos agregar o maior valor possivel na comunidade para oferecer boas experiencias para essas crianças”, explicou André Veloso.

Projeto no Aglomerado da Serra (Foto: Alex de Jesus/O Tempo)

O projeto, liderado por Marcos Nascimento, nasceu em 2016 e atende 700 crianças semanalmente, servindo, também, como atividade social para os moradores da comunidade. 

“Temos futebol masculino, feminino e outras modalidades esportivas. Para os nossos meninos, isso é um pouco do sonho. Estamos aqui todos os dias para preencher o espaço vazio das crianças. Sabemos que o funil do futebol é estreito, pode ser que nenhum vingue, mas, como projeto social, queremos trazer o mais proximo da realidade para eles, aproximando do sonho, mas criando outras oportunidades”, explicou Marcos.

A expectativa é de que 24 projetos sociais e quase 4 mil crianças sejam alcançados durante as observações dos scouts do Atletico. O clube vai seguir monitorando as comunidades durante todo o ano. A ideia é visitar cada uma delas duas vezes durante 2025.