e mais publicações de José Reis Chaves

José Reis Chaves

José Reis Chaves é teósofo e biblista e escreve às segundas-feiras. E-mail verdadeiro: [email protected] do escritor, ex-seminarista redentorista, professor de português e literatura formado na PUC Minas, jornalista e teólogo espírita, tradutor da Bíblia, NT, lançado, também, em inglês nos Estados Unidos

JOSÉ REIS CHAVES

Sessão espírita com apóstolos presidida por Jesus

Nova abordagem à comunicação ocorrida no Monte Tabor

Por José Reis Chaves
Publicado em 26 de maio de 2025 | 07:00

Outros nomes para o Monte Tabor é Monte da Transfiguração ou, ainda, em hebraico, “Har Tavor” (na verdade, um restaurante de lá). E lembramos que o monte fica na chamada “Terra Prometida”. Já fizemos matéria sobre o assunto desta coluna de hoje. Porém, nela não foi possível dizer tudo sobre o que ocorreu no Monte Tabor. Esta coluna, portanto, aborda com mais detalhes o acontecido lá no Monte da Transfiguração, entre Jesus, de um lado, e, do outro, os espíritos dos profetas mortos Moisés e Elias, além dos conhecidos grandes médiuns apóstolos Pedro, João e Tiago. Esse evento, sem dúvida nenhuma, foi uma verdadeira sessão espírita. Negar isso é um absurdo. Sim, pois todo mundo sabe que espiritismo é ter contato com espíritos de pessoas já mortas!

Temporariamente, o pó assume a forma do corpo, como instrumento para a manifestação do espírito encarnado aqui no mundo físico. Mas seu destino inexorável é mesmo voltar ao seu pó originário. “Aquele (melhor seria dizer aquilo) que desce à sepultura jamais se levantará” (Jó 7: 9). Realmente, tal corpo jamais se levantará ou ressuscitará.

Ressurreição

Esse texto de Jó, claramente, quer dizer que a ressurreição é somente do espírito. E a ressurreição no mundo astral ou espiritual é, de fato, só do espírito. São Paulo ensina também que a ressurreição é só mesmo do espírito. “Há corpo animal que é semeado (enterrado), e ressuscita o corpo espiritual” (1 Coríntios 15:44), isto é, o espírito imortal com seu perispírito da doutrina espírita que acompanha o espírito, mas ele era desconhecido no ado, daí o motivo de Paulo não falar nele.

Há uma doutrina de um dos credos cristãos que, com todo o respeito a ela, é contra a Bíblia, pois ensina que a ressurreição é também da carne (do corpo), na qual muitos cristãos não creem, embora fiquem mais em silêncio sobre o assunto.

Vimos nesta coluna até aqui que a ressurreição pode ser, igualmente, de acordo com a explicação figurada de Paulo, como a semente que, morta na terra, dá lugar a outra vida ou nova planta, ou seja, outro novo corpo que surge. 

Espiritismo

Ora, isso lembra o espiritismo e a reencarnação, pois o espírito, ao abandonar o corpo morto que foi animado ou vivificado por ele enquanto nele esteve encarnado, ressurge, reencarna ou ressuscita em outro corpo novo, demonstrando-nos que a reencarnação é também uma forma da ressurreição do espírito, tal como acontece com a semente morta e abandonada na terra, enquanto que a vida, o espírito, ressuscita na planta nova que surge.

Ora, o espiritismo, como vimos, está também, realmente, muito presente no episódio da Transfiguração!

(*) Com este colunista, professor de português e literatura aposentado, “Presença Espírita na Bíblia”, na TV Mundo Maior. Palestras e entrevistas em TVs com ele no YouTube e Facebook. Seus livros estão, também, na Amazon, inclusive os em inglês, e a tradução da Bíblia (N.T.) [email protected] Cassia e Cléia.