Desde a coletiva na qual o SBT apresentou sua nova programação, na quinta-feira (15), a notícia de que a novela infantil da casa, A Caverna Encantada, de Iris Abravanel, aria a ser apresentada às 13h45 a partir de 26 de maio deixou muita gente surpresa. Segundo a CEO da emissora, Daniela Abravanel Beyruti, a medida foi originada por pedidos de telespectadores interessados em acompanhar a história, mas para os quais a faixa de 20h45 é muito tardia.
Também foi declarado na coletiva que a faixa das 20h45 deve abrigar em breve uma novela mexicana inédita, As Filhas da Senhora Garcia, sucesso no México em 2024 – isso quando A Caverna Encantada terminar, o que ainda deve demorar algumas semanas.
Logo, o que a emissora divulgou na coletiva e reforçou num comunicado por escrito à imprensa foi que a novela infantil ará sim a ser exibida às 13h45, este como um horário alternativo e não como o novo horário da produção. Às 20h45 ela seguirá normalmente até seu desfecho, quando será substituída pela mexicana.
Daniela Beyruti declarou, ainda na coletiva, que essa faixa das 13h45, entre Chaves e o Casos de Família, que em breve volta ao ar – entenda-se “em breve” como “quando terminar a reprise de A Usurpadora” -, deve ar a ser dedicada a produções semelhantes. O SBT deve continuar a investir em novelas infantis, valendo-se do know-how conquistado em mais de 10 anos de apostas no gênero.
Em termos de dramaturgia, outras novidades da programação do SBT para as próximas semanas são outra novela mexicana, Eternamente Apaixonados, também inédita, programada para as 17h45, a partir de 2 de junho; e a sessão Tarde Dorama, às 16h45, cuja estreia se dará com Meu Amor das Estrelas, de 22 episódios.
Pela primeira vez em muito tempo, a emissora fundada por Silvio Santos não terá nenhuma novela em reprise no ar, seja ela brasileira ou estrangeira.