Nova das 19h

Protagonista de Dona de Mim, Clara Moneke afirma saber que está fazendo história 2d4n

Atriz chega ao papel principal na terceira novela, e diz que não esperava que isso ocorresse tão rápido 52111r

Por Fábio Costa
Publicado em 22 de maio de 2025 | 03:06
 
 
Leona (Clara Moneke) em Dona de Mim Foto: Leona (Clara Moneke) em Dona de Mim (Globo/Manoela Mello) - Globo/Manoela Mello

Aos 26 anos, Clara Moneke estreia na segunda-feira (28) sua terceira novela, primeira como protagonista. Ela vive Leona em Dona de Mim, de Rosane Svartman, substituta de Volta por Cima, de Cláudia Souto, e declarou à jornalista Ana Cora Lima, do F5, que não imaginava viver o papel principal num folhetim tão cedo quando se lançou como Kate em Vai na Fé (2023), da mesma Rosane.

“Não mesmo! A gente tem que celebrar, claro, e mais ainda tem que se fortalecer, porque é um espaço que está sendo conquistado. Sei que estou fazendo história e isso é gratificante”, afirma Clara, que emenda com um comentário sobre as outras novelas da casa, no momento todas protagonizadas por atrizes negras. “A história de uma mulher negra que vence é uma história que precisa ser contada.”

Clara considera Leona um espelho da mulher brasileira. “Ela é uma pessoa de garra, de batalha, de sonhos, crenças e vitórias. Leona é dona de uma jornada feliz e digna de poder. Me sinto muito orgulhosa de defender essa personagem.”

A jovem mora em São Cristóvão, sempre às voltas com a falta de dinheiro e uma grande dor: a perda de uma filha, ainda durante a gravidez. Leona começa a trabalhar na mansão dos Boaz, família proprietária da fábrica de lingerie em que ela já trabalhou, sete anos depois da perda da filha.

Filha de Abel (Tony Ramos) e Filipa (Cláudia Abreu), a pequena Sofia (Elis Cabral) conquista Leona, e uma muda a vida da outra para sempre. No campo amoroso, a moça se divide entre o noivo que abandonou no altar – Marlon (Humberto Morais), com quem a coisa ficou mal resolvida – e dois dos filhos de Abel: o responsável Samuel (Juan Paiva) e o boa-vida Davi (Rafael Vitti).

“A Leo e o Marlon têm um apelo forte. O apelo do tempo, do afeto maturado. Mas ela vai transitar entre esses três – pelo menos por enquanto (risos). Nunca se sabe, é novela… Vai que tenha mais?”, brinca Clara, que na vida real namora Breno Ferreira, ator que vive André em Vale Tudo.