Nesta quarta-feira (28), o técnico Luiz Felipe Scolari completou uma semana de Atlético. Uma semana. Neste período, foram três jogos, com dois empates (Fluminense e Libertad) e uma derrota (Fortaleza). Atenção, uma semana!
Foram cinco viagens dele (seis do grupo de jogadores, que se encontrou com o novo comandante no aeroporto, no Rio de Janeiro). Nestes sete dias, Felipão comandou dois treinos. Dois! E ainda assim, treinos pós-jogos, ou seja, mais pra desintoxicação do que bola rolando, propriamente dito.
E ainda assim, ao final do jogo contra o Libertad, que garantiu o Galo na próxima fase da competição, já tinha torcedor cobrando o técnico. Em nenhum dos três jogos o time mostrou um bom futebol.
Mas será que é justo já cobrar do novo comandante? O cara assumiu o time há uma semana, não comandou praticamente nenhum treino com bola. Essa é a loucura do calendário brasileiro. A equipe ainda tem 'a cara' de Eduardo Coudet. Também, pudera, não há tempo para nada.
Gente, tudo bem cobrar de técnico ou de jogadores. Mas é preciso dar tempo ao tempo. Scolari tem experiência, vivência no futebol. Se vai dar certo, não sei. Não há como saber.
Mas para cobrar é preciso que o treinador tenha o mínimo de tempo para trabalhar com o grupo. Claro, ele conhece todos os jogadores, está no meio do futebol há anos. Mas como ele mesmo disse após o empate com o Libertad: "Vamos treinar e aos poucos vou fazendo as modificações que surgem na ideia, com alguns dados estatísticos. Agora vamos ter mais três ou quatro dias para trabalhar, para eu ir conhecendo esse pessoal, conhecendo personalidades, desenvolturas. Para que daqui a três ou quatro jogos, eu tenha um time mais ou menos que seja uma ideia minha, e não o já vinha acontecendo."
Ainda acho que o elenco do Galo não é ruim. Claro, tem carências. Contratações sempre são bem-vindas, não há dúvida. E alguns jogadores ainda não mostraram o futebol que podem. Ou alguém acha que Edenílson é ruim? Assim como Hyoran, Patrick, Igor Gomes, Zaracho... Felipão pode encontrar esapaço para que eles voltem a mostrar o bom futebol, que ainda não mostraram com a camisa atleticana.