A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, está entre as primeiras organizações a aportar recursos financeiros para o Fundo de Bolsas de Longo Prazo da Fundação Dom Cabral (FDC), escola brasileira de negócios. O fundo no qual a doação da Gerdau foi destinada será gerido de forma estratégica, com apenas os rendimentos sendo utilizados para financiar bolsas de estudo em programas da instituição e de seus parceiros, garantindo o o à educação de qualidade para grupos em situação de vulnerabilidade social.
Para o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, a participação da companhia no fundo representa mais uma iniciativa alinhada ao seu compromisso social e ao propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro. “A Gerdau, ao longo de seus 124 anos de história, sempre teve um olhar atento à educação, atribuindo ampla importância à formação e capacitação de seus profissionais, bem como à criação de oportunidades para todas as pessoas, de forma a impactar positivamente a sociedade. Ter a oportunidade de ser um dos pioneiros a integrar o fundo de bolsas da FDC, uma das principais instituições educacionais do país e reconhecida globalmente, enche-nos de orgulho”, afirma.
Recursos
O recurso doado pela Gerdau será de R$ 5 milhões, reados anualmente entre 2025 e 2029. O fundo também contará com investimentos da própria instituição, de outras empresas e de pessoas físicas, e já nasce com aporte inicial de R$ 20 milhões. E 100% dos rendimentos serão utilizados para o financiamento das bolsas, o capital principal permanecerá intacto, assegurando a sustentabilidade e o apoio contínuo de o à educação em programas como Graduação, Especialização, MBA Executivo, Mestrado e Doutorado.
O fundo será gerido por uma carteira apartada, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Comitê de Investimentos da FDC, que supervisionará a aplicação dos recursos. A gestão financeira ficará a cargo da ONE Investimentos, garantindo transparência e rastreabilidade na utilização dos valores. Além disso, serão adotadas regras claras para o uso dos rendimentos, alinhadas aos melhores padrões de governança.
“Agradecemos a parceria e a confiança depositada na Fundação Dom Cabral e em seu propósito de transformar uma sociedade por meio da educação, em parceria com iniciativa privada. O investimento no Fundo de Bolsas não apenas impacta trajetórias individuais, mas também fortalece nosso compromisso coletivo com um futuro mais justo, equânime e sustentável. A participação ativa de empresas e de líderes empresariais nesse movimento é essencial para ampliar o alcance e a sustentabilidade dessa transformação. Quando abraçamos a educação como causa, multiplicamos o poder de gerar impacto social e de construir um país com mais oportunidades para todos”, finaliza Antonio Batista da Silva Junior, Presidente Executivo da Fundação Dom Cabral.
A cerimônia de da parceria foi realizada na sede da Gerdau, em Belo Horizonte (MG).
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂ por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO2 por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).
Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com mais de 48 anos de excelência, reconhecida entre as 10 melhores do mundo pelos rankings de Educação Executiva do Financial Times 2024. A FDC cria experiências de aprendizado contínuas e transformadoras em seus três pilares: Executiva, Acadêmica e Social. Integrando rigor científico à aplicabilidade, inteligência à afetividade e desempenho ao progresso social, a instituição prepara líderes e organizações para os desafios globais por meio de programas que geram impacto positivos. Em 2024, mais de 25 mil participantes certificados aram pela FDC.
Além de sua atuação na educação executiva, a FDC também investe no desenvolvimento social apoiando jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares e organizações sociais, além de um programa robusto de bolsas de estudo. O portal Seja Relevante amplia ainda mais esse impacto, democratizando o o a conteúdos sobre gestão, negócios e desenvolvimento de carreira. Com um ecossistema educacional vivo e internacionalmente reconhecido, a FDC estimula conexões transformadoras e soluções inovadoras para desafios globais, porque o futuro começa agora.