Espetinhos do Paulão é o grande campeão do Comida di Buteco 2025 de BH; veja os outros pódios
Resultado do tradicional concurso foi revelado na noite desta segunda (26 de maio), no Mercado Central
O Espetinhos do Paulão é o grande vencedor do Comida di Buteco, na 25ª edição do concurso em Belo Horizonte, realizada em 2025. Está é a segunda vez consecutiva que o bar leva o prêmio, conquistado por ele no ano ado pela primeira vez. O resultado foi divulgado na noite desta segunda-feira (26 de maio), em cerimônia fechada realizada no Mercado Central e destinada aos jurados, bares participantes, parceiros e patrocinadores.
O petisco do bar ganhador foi o Vaca Faladeira feito com língua de boi recheada com bacon e cenoura ao molho madeira. Acompanha dois minipães italianos recheados com vinagrete de tomate, cebola temperada com chimichurri de limão e azeite, com muçarela gratinada e manjericão desidratado.
O vice-campeão do Comida di Buteco é o Andrade’s Beer, criador do petisco Chora Canelinha (ossobuco com purê de batatas, acompanhado de torradas de alho-poró). No ano ado, ele ficou com o terceiro lugar do concurso. O bar Nosso Spetim ficou com o terceiro lugar do concurso. Estreante, é deles o petisco Língua de Dois Amores (língua ao molho madeira, com fatia de pães e um espetinho de medalhão de batata recheada com queijo minas acompanhado de geleia biquinho)
O quarto lugar foi ocupado pelo bar Sinhá Erozitha com o petisco Êêêê, lasqueira!!!, feito com panturrilha suína no seu molho com legumes grelhados. Em quinto lugar, ficou o Choperia América Norte-Sul, autor do petisco Tira gosto Escondido (pastel recheado com carne bovina defumada e desfiada, muçarela, palmito, cebola, azeitona, requeijão. Acompanha molho da casa e salada de agrião e tomate).
Escolha
A organização também escolheu o bar que melhor representou os 25 anos do Comida di Buteco, levando em consideração criatividade, complexidade e visibilidade do aniversário. O bar vencedor foi o Bar do Nelson. Com isso, ele já está classificado para participar do concurso no ano que vem. O bar Us Motoca ganhou o prêmio do Desafio Seara, e o Sô Bar foi o vencedor de maiores vendas de Amstel.
Segundo a cofundadora do Comida di Buteco, Maria Eulália Araújo, o concurso deste ano bateu todos os recordes até então. “São mais de 13 milhões de pessoas. No ano ado, por exemplo, que já tínhamos um recorde, foram 1,2 milhão de votos. Neste ano, foram 1,5 milhão", comenta.
A vereadora de Belo Horizonte Marcela Trópia, uma das autoras da lei que reconhece o Comida di Buteco como manifestação cultural de Belo Horizonte, esteve no evento. “Com esse título, o concurso a a estar aberto a editais e pode receber patrocínios mais robustos”, diz, destacando a importância do concurso como importante ponto de cultura para a cidade.
Pódio de 2024
O bar Espetinhos do Paulão foi o vencedor da edição 2024 do Comida di Buteco, com o petisco Boi Bandido (costela bovina com pedaços de milho-verde e mandioca cozida na manteiga; acompanhada de farofa da casa). O segundo lugar ficou com o bar Casa da Madrinha, com o petisco Orai por Nós (bolinho de costelinha com ora-pro-nóbis, servido com molho de tomate e abobrinha gratinada).
Já o Andrade’s Beer levou a terceira colocação no Comida di Buteco 2024, com o petisco Costelinha com ora-pro-nobis à Mineira (costelinha suína com linguiça caseira, acompanhada de polenta cremosa e milho-verde cozido). O quarto lugar ficou com o Dona Ju Gastro Bar com o Coroa e Pinhão (raquete suína – ou paleta, como é mais conhecida –, assada, acompanhada de escondidinho de alho-poró com chips de batata-doce; molho de abacaxi opcional).
O Buteco Tô D’Boa, com petisco Suan Tô D’Boa (suã cozida com molho especial, acompanha batata cozida, farofa de torresmo caseira e abacaxi caramelizado e flambado) ficou em quinto lugar.
Próximas etapas
Depois de serem divulgados os campeões de todos os 27 circuitos do Comida di Buteco no Brasil, uma seleção de jurados vai visitar os vencedores de cada no mês de junho. Cada boteco, receberá a visita de três jurados, um da própria cidade e dois de outros locais. A ideia é evitar bairrismo.
No mês seguinte, em julho, haverá uma premiação especial em São Paulo, quando serão revelados os três melhores botecos do Brasil. Até hoje, nenhum bar de Belo Horizonte ganhou o prêmio. Portanto, a expectativa é alta. A partir desta terça-feira (27 de maio), o boteco campeão já pode ar a receber visitas dos jurados.
O concurso
Realizado entre os dias 11 de abril e 11 de maio, o Comida di Buteco aconteceu em 125 bares da Belo Horizonte, localizados nas nove regionais da capital. Em comemoração pelos 25 anos de existência do concurso, neste ano, o tema se baseou no aniversário do evento. Ou seja: os bares estiveram livres para montarem os pratos que melhor de adequassem à proposta.
Para ganhar o prêmio de melhor boteco de Belo Horizonte, o bar recebe dois tipos de avaliação: 50% dos jurados e 50% do público. Ambos os avaliadores dão nota de 1 a 10 para os estabelecimentos, levando em consideração quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Neste ano, também foi levado em consideração homenagens aos 25 anos de concurso.
O petisco tem 70% do peso da nota, enquanto as demais categorias recebem 10% cada. Ao final do período de votação, os 25 últimos colocados no ranking perdem o direito de participar no ano seguinte, garantindo que novos bares tenham a oportunidade de competir.