LITERATURA

Marcílio Godoi lança novo livro de poesias pela editora Ramalhete e enfoca a memória

'Chamada' sucede 'Estados Úmidos da Matéria' e apresenta uma mitologia familiar arquetípica sob o viés do sarcasmo


Publicado em 28 de maio de 2025 | 12:52

Oito anos depois de 'Estados Úmidos da Matéria', sua estreia em um livro de poemas, Marcílio Godoi está de volta com 'Chamada', volume com forte apelo memorialista. Nele, toda uma mitologia familiar arquetípica é tratada com a mesma verve sarcástico-sentimental que caracteriza o primeiro livro.

Ao assumir diálogos improváveis entre a ternura e o humor, entre a memória e a derrisão, entre o jogo e o cálculo, o resultado é uma galeria de personagens, sensações e circunstâncias, na qual a linguagem mais prosaica dissolve uma eventual solenidade metafísica. 

Na primazia do ritmo conduzido pelo efeito de sentido e vice-versa, o jogo poético se afirma, sem perda da deliciosa musicalidade que caracteriza também os trabalhos em prosa do autor.

Ao tocar no vespeiro da própria ancestralidade, a infância tão especular quanto espectral, Marcílio se oferece como corpo de prova para uma reflexão ontológica que nos inspira a refletir sobre este que, ao final, percebemos ser o protagonista do livro, o tempo.

Sobre o autor

Marcílio Godoi tem 62 anos, é mineiro de Araguari e doutor em Literatura Brasileira pela USP. É autor do premiado romance “Etelvina” (Patuá, 2022). Venceu o Prêmio Candango de Literatura 2022 na categoria Romance (SECEC-DF, 2022), o Prêmio Barco a Vapor (Edições SM, 2012) e o Grande Prêmio Cásper Líbero (FACÁSPER, 2003).

Publicou, entre outras obras, o livro de contos Como Escovar os dentes num incêndio (Patuá, 2023); o infanto-juvenil João e o pé
de sertão - O infinito de Rosa pela linguageira (Miguilim 2021), o livro de crônicas Frágil Recompensa (Sagui, 2018); o infantil Livro de Bichos (Sagui,2019); o de poemas Estados Úmidos da Matéria (Patuá, 2016); o infantojuvenil A Inacreditável História do Diminuto Senhor Minúsculo (SM Edições, 2013); o Pequeno Dicionário Ilustrado de Palavras Invenetas, (Sagui, 2007); a reportagem afetiva São Paulo Cidade Invisível (Letras e Expressões, 2004); A Pequena Carta, Uma Fábula do Descobrimento do Brasil (Bom Texto, 2002). 

LANÇAMENTOS
➔ Dia 31 de maio, sábado, às 11h, na Vila 211, Rua Estêvão Pinto, 211, Serra, Belo
Horizonte.
➔ Dia 12 de junho, quinta-feira, das 19h às 21h, na Livraria Megafauna Copan – Av.
Ipiranga, 200 – loja 53, Centro, São Paulo.